O sistema educacional brasileiro está caminhando rapidamente para a informatização de todas as escolas públicas e, diante disso, os professores serão os responsáveis pelas transformações no processo de ensinar usando o computador como ferramenta pedagógica.
A utilização da informática na escola é algo novo, que assusta principalmente os profissionais que não desenvolveram habilidades básicas para o uso dessa ferramenta.
Nesse amplo contexto está o professor dinamizador do laboratório de informática, que tem como papel, dentre muitos outros, mediar a utilização das tecnologias educacionais conquistando toda a comunidade escolar (grupo gestor, professores, alunos e demais funcionários) para estarem inseridos no contexto da informática educacional.
Essa não tem sido uma tarefa fácil, visto que muitos professores ainda se prendem a métodos e velhas aulas tradicionais. Uns por não conhecerem o funcionamento da máquina e alguns utilitários básicos. Outros por não acreditarem na utilidade da informática para a melhoria da qualidade das aulas e do processo de ensino-aprendizagem.
Outro desafio que o professor dinamizador encontra é o próprio laboratório da unidade escolar. Espaço mínimo, número de máquinas insuficiente, máquinas e versões de configurações antigas.
O professor dinamizador assume dentro da escola funções importantes, dadas as habilidades de articular ações importantes através das tecnologias que a escola possui (computador, aparelho de som, dvd, videoteca, etc.). É importante que esse trabalho esteja alinhado com o projeto pedagógico da escola e com todos os sub-projetos das disciplinas. É importante que o dinamizador promova entre os professores e alunos o desenvolvimento de competências e habilidades para utilizar as novas tecnologias no processo de ensinar e aprender.
O dinamizador deve estar atento ao planejamento dos professores para que possa auxiliar na administração de conteúdos escolares ajudando a promover a superação de algumas das dificuldades técnicas ou pedagógicas na utilização dos computadores.
Deve-se estar buscando novas estratégias e planejando antecipadamente para dinamizar as aulas dando um significado real ao fazer pedagógico.
A importância da atuação do dinamizador do laboratório de informática se configura a partir da participação da construção do projeto pedagógico da escola, e de ações de planejamento junto com o coordenador pedagógico e com os professores. Estimulando e apoiando a equipe escolar no desenvolvimento dos projetos com o uso dos computadores. Orientando a equipe durante todo o trabalho proposto, sempre buscando e divulgando novas fontes e formas de promover a reflexão, ações e transformação da informação em conhecimento.
5 comentários:
Parabens pelo blog. Muito interessante.
Parabéns! Seu blog é maravilhoso.
Bom dia Adriana Lima, estou aprendendo a ser um dinamizador de informática no Colegio Estadual Bernardo Sayão na cidade de Uruaçu-Go, e buscando no google informação sobre a função do dinamizador, deparei com sua bela descrição e tomei a iniciativa de colocá-la no meu blog em hiper link. O nosso blog è: carlosvidaluru-dinamizarcebs.blospot.com.
Espero poder interagir com vc em outras dúvidas.
abraços
Prof.Carlos Alberto
Adriana, tem professor que dinamizador é obrigado ficar com seus alunos, enquanto ele fica em outra parte da escola, deixando tudo por conta do dinamizador. O que você acha dessa atitude?
Olá Lu Lurdes, acredito que se isso tem ocorrido é devido à falta de esclarecimento sobre as funções do professor dinamizador. Uma dificuldade que eu mesma encontrei como professora dinamizadora, o professor regente muitas vezes não planeja as aulas. E o próprio dinamizador precisa esclarecer quanto ao uso correto e qualitativo do LIE.
Postar um comentário